O I Ching e a Natureza dos Trigramas

Telma Bonniau Gitirana (RJ)

Formada em Acupuntura, professora e consultora de I Ching Tradicional, Flor de Ameixeira, Astrologia Ba Zi e Astrologia Polar Taoísta há mais de 20 anos. Fez parte do corpo de sacerdotes da Sociedade Taoísta do Brasil por quinze anos, onde obteve Formação Religiosa e Filosófica no Taoísmo e também nas artes do I Ching e da Astrologia.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

SOBRE O CURSO

Conhecer o I Ching (Yi Jing), o Tratado das Mutações, é fundamental para se compreender a visão taoísta sobre o Céu, o Homem e a Terra e suas manifestações.

Por conta da sua importância, o Yi Jing é considerado a raiz do pensamento taoísta. 

Nele estão contidos alguns dos conceitos mais importantes – Yin Yang, Quatro Imagens e Oito Trigramas – que estão na base dos estudos da acupuntura (MTC?), do Qi Gong, do Feng Shui e das outras as artes taoístas.

Estudar o Yi Jing é entender como acontece as mutações no nosso corpo e ao nosso redor, é perceber que tudo está em constante transformação.  

Nesse curso estudaremos a formação do Wu Ji, Tai Ji e Yin Yang, compreendendo as sequências do Céu Anterior e Céu Posterior e a criação dos trigramas, de acordo com o ensinamento taoísta.

Nosso estudo terá por base o livro Yi Jing, a Alquimia dos Números, de Wu Jyh Cherng